top of page
Buscar

Diferenças entre Libras e língua portuguesa

Duas línguas bem diferentes mas do mesmo país

Foto: Reprodução.

Diferente do que alguns possam pensar, não, a Libras não é uma versão gestual da língua portuguesa. A língua brasileira de sinais - Libras - apresenta estrutura própria e uma pessoa saber essa língua não, necessariamente, quer dizer que ela sabe língua portuguesa, inclusive ler.

Para as pessoas surdas que se comunicam prioritariamente em Libras, é necessário aprender a língua portuguesa como segunda língua, bem parecido com o que nós ouvintes brasileiros fazemos para aprender inglês ou espanhol, por exemplo.

A principal diferença na aprendizagem dessa segunda língua é que a pessoa surda não tem o parâmetro oral para se basear. Por exemplo, uma criança ouvinte em processo de alfabetização em língua portuguesa aprende que a palavra BOLA começa com a letra B, isso se faz mostrando para a criança o movimento dos lábios, bem como ela ouve o som e começa a fazer associações. No caso de uma criança surda, ela pode visualizar o movimento e, no máximo, basear-se na vibração das cordas vocais.


Mas qual seriam então as principais diferenças?

A principal diferença entre língua portuguesa e Libras é que essa segunda língua usa parâmetros que podem modificar completamente o significado da palavra. São eles: configuração das mãos, movimento, ponto de articulação, orientação de mão e expressões faciais e/ou corporais.

Abaixo está uma imagem extraída do Manual Libras em Contexto da Tanya Felipe em que se demonstra como a simples posição da mão no corpo modificou o significado:

Fonte: Manual Libras em contexto.

Além disso, a Libras é muito mais concisa quando comparada com a língua portuguesa, pela ausência de palavras como artigos e preposições, por exemplo, o que pode tornar a leitura de língua portuguesa ainda mais complexa, daí a necessidade da criação do librês, uma língua tenta tornar mais fácil essa atividade. Veja um exemplo:

Português: O bolo é de chocolate.

Librês: bolo chocolate.

Libras:


Foram destacadas essas duas principais diferenças, mas tem algumas outras têm bastante impacto nesse processo de tradução. Para saber mais, leia aqui.

Tem interesse em aprender Libras? É possível aprender até de casa de forma gratuita, veja clicando aqui.


Autora: Sâmia Martins


 
 
 

Comments


Librês é fruto de pesquisa em Universidade Pública. Vamos lutar por mais investimento em ciência pública!!!

©2023 por Librês. São Luís/Ma.

bottom of page